Resenha: "O circo da noite"

Para comprar: Submarino, Saraiva e Americanas.

Geralmente antes de comprar um livro eu procuro saber um pouco mais sobre ele, procuro ler críticas, resenhas, etc. Alguns eu compro porque li coisas maravilhosas e, quando leio, me decepciono; e com outros ocorre o contrário. Com O circo da noite de Erin Morgenstern aconteceu isso, as informações que eu lia muitas vezes eram “conflitantes” entre si, alguns o classificaram, inclusive, como uma grande decepção, mas apesar de tudo eu o comprei (admito, o projeto gráfico da Intrínseca, que é maravilhoso, ajudou muito nessa decisão) e adianto que não me arrependi.

Mas vamos à história: Célia é uma menina que perdeu a mãe muito nova e por isso foi morar com seu pai, um famoso ilusionista (Próspero, o Mágico) que disfarça seus verdadeiros poderes. Célia, é lógico, acabou puxando o pai e também é capaz de fazer mágica, seu pai vê nisso uma nova oportunidade de desafiar Alexandre, um homem misterioso que sempre anda trajado de cinza. Alexandre é contra a forma como Hector, pai de Célia, utiliza seus dons e por isso ambos vêm travando, através dos séculos, duelos, onde cada um treina um discípulo que é colocado em um determinado “local” sem saber muito bem das regras, exceto que deve trabalhar o melhor possível para vencer seu oponente. O local do embate entre Célia e Marcos, discípulo de Alexandre, é o Cirque des rêves (o Circo dos sonhos), um local onde o maravilhoso e o incrível andam juntos, o que Alexandre e Hector parecem querer ignorar é o romance que cresce entre os jovens. 
O circo da noite antes de ser um livro sobre amor proibido é um livro sobre amor, puro e simples, amor a magia, aos amigos, ao circo em si. E Erin Morgenstern demonstra isso em cada palavra que escreve, seu livro é rico em detalhes, e em alguns momentos poético e sua escrita, embora não seja ágil não é enfadonha. Seus personagens são misteriosos e cada um tem um papel na construção do circo e no desenrolar do duelo, que é um mistério que você descobre junto com os protagonistas. O circo é maravilhoso, em alguns momentos temos a impressão que estamos dentro de alguma de suas tendas. E ver as histórias dos que trabalham dentro dele e dos fãs (que são chamados de Rêveuses) se entrelaçando é no mínimo, instigante.

O romance de Célia e Marcos é um dos mais bonitos que vi nos últimos tempos. Lembrou-me muito os romances antigos, onde não existia essa dependência (que em alguns momentos, parece que ambos são viciados) como nos romances atuais. Célia é uma mulher forte e independente que tem vontades além do que ficar pendurada no pescoço de Marcos, que é um encanto. 

No fim da leitura, só tenho a agradecer a Erin Morgenstern por ter me transformado em uma Rêveuse.

Título: O Circo Da Noite
Autor: Eric Morgenstern
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Ano: 2011

P.s.: Para nossa sorte (ou azar) a autora já avisou que o livro não terá uma continuação, mas seus diretos já foram vendidos para o cinema e a responsável pela adaptação será a Summit Enternainment, que também adaptou a Saga Crepúsculo.

E você? Já leu O circo da noite?

2 comentários:

  1. Esse livro... Foi a minha maior decepção literária até hoje! Antes de ler o livro eu fui ler a bendita sinopse, que passa uma ideia totalmente diferente do livro e comecei a ler achando que ia ser mil maravilhas, só não desisti dele porque queria saber o que acontecia no final mas pensei várias vezes em abandonar! A história do livro é realmente linda, mas acho que a autora não soube encaminhar a história deixando-a muitas vezes monótona e parada. Mas enfim, já to falando demais, adorei a resenha! Aah eu indiquei o blog de vocês para responder uma tag lá no meu blog, se tiverem interesse o link ta aqui: http://bolinhosliterarios.blogspot.com.br/2013/03/respondendo.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana, vc não é a única que parece não ter gostado muito do Circo da noite, eu admito que as vezes o livro é meio paradinho, mas eu adorei isso, por que mesmo quando ocorre ele nos dá a imensidão do Circo (Dizem que quando tudo está em silêncio e que nos temos uma ideia de como aquilo que esta a nossa volta é grande). Posso afirmar que já li livros beeemmm piores e dos quais eu esperava muito mais, o Circo já entrou na minha galeira de favoritos e portanto sou bem suspeita pra falar.
    Assim que possível iremos dar uma olhada no seu tag, merci pelo comentário e pela indicação. Continue nos visitando, sua opinião é super importante também.
    Um abraço da Menina Leitora,
    Karina =)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Se gostou ou não, o que importa é dizer o que pensa! Diga-nos o que achou!

]