Guias politicamente incorretos, historicamente corretos


Oi, gente! Hoje tô aqui pra falar não de um, mas de dois livros. Não sei se leram minha primeira resenha, em que eu disse gostar de livros que falam de pessoas que realmente existiram. Pois é, e esses dois não apenas falam de pessoas reais, mas contam a HISTÓRIA REAL delas. Não são apenas pessoas, são também fatos. Pessoas e fatos romantizados através dos tempos, seja por governos, seja por professores de história ou mesmo por fãs. O que importa é que o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil e o Guia Politicamente Incorreto da América Latina desmistificam heróis e trazem à tona o que “historiadores” esconderam ou apenas recentemente descobriram sobre um monte de coisa que aprendemos na escola.
E como eu AMEI esses livros! É tão bom saber que Che Guevara não era o grande herói comunista que todos acham que ele foi! E que Zumbi dos Palmares teve (e manteve) escravos em seu quilombo. Não que seja legal saber que as coisas foram ruins, mas saber que a história aconteceu de um jeito completamente diferente e que muita gente por aí idolatra os heróis é um tanto quanto divertido. Sei lá. Posso ser meio sádica e não me dei conta ainda. Hehehe
Enfim, o guia da História do Brasil te conta que Santos Dumont não inventou o avião e te faz ter um pouco de raivinha dele, por saber que era um tanto quanto “mauricinho” e esnobe. E sabiam que Aleijadinho pode nem ter existido? Pois é. Vocês precisam ler esse livro.

Che Guevara consumindo um dos símbolos do Capitalismo,
uma deliciosa Coca-Cola.


Mas sabe o que me deu mais prazer? Ler o primeiro capítulo do Guia da América Latina. São 48 páginas de revelações que deixariam estudantes de Ciências Sociais loucos de raiva! E como eu gostaria de ver esses “pseudointelecuais-pseudocomunistas” loucos! Hahahaha (desculpem, é que tenho um pouco de raivinha disso). 
Mas, voltando ao livro, depois de mostrar que Che não era nada bonzinho e até mandou matar alguns roqueiros, Leandro Narloch e Duda Teixeira ainda te contam, já na orelha da obra, que o grande libertador das Américas “Simon Bolívar queria evitar que pobres e negros assumissem o governo. Perón admirava os nazistas – e meninas de 13 anos. Milhares de índios festejaram a vitória dos espanhóis sobre os Incas. Pancho Villa foi um latifundiário cruel”. Enfim, heróis e vítimas se mostrando pessoas completamente diferentes do que dita a lenda.
Eu simplesmente AMEI os livros. O primeiro, foi emprestado, da Biblioteca da Universidade. O segundo, li depois que comprei o Box (deixo o link aí embaixo pra quem se interessar.). E vou te dizer: foram 2 dos melhores livros que já li. Espero que leiam e gostem tanto quanto eu.

 Para comprar:
Kit 2 livros no Submarino (sinceramente, sai mais barato comprar os 2 separados)


Eu comprei na promoção. Acho que custou menos de R$30,00, o box. Mas como a oferta já passou, restam as opções acima. Boas compras e boa leitura!







Um beijo,

da Menina Leitora,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Se gostou ou não, o que importa é dizer o que pensa! Diga-nos o que achou!

]