Além dos livros: O Perfume - A história de um assassino


Oi, pessoal! A nossa Literatura Comparada de hoje é sobre uma história de crime, amor, suspense e cenas tão bem detalhadas que parece que você está dentro do livro.
Vocês já leram O Perfume - A história de um assasino? É um romance do alemão Patrick Süskind, lançado, originalmente, em 1985. A história se passa no século XVIII e tem como personagem principal Jean-Baptiste Grenouille. Ele nasceu e foi deixado em meio a entranhas de peixe, em um mercado de Paris. Além da rejeição materna, também foi rejeitado pelas amas-de-leite, que o achavam estranho, pois ele não exalava o cheiro característico dos seres humanos. Ele cresce e sobrevive ao repúdio, a acidentes e doenças. Logo percebe que tem o dom de sentir os mais variados cheiros a longas distâncias e identificá-los com perfeição. Com isso, ele parte em busca do aroma perfeito, aquele que sentiu uma vez, vindo do corpo de uma mulher, e acha que é isso que dará a ele a capacidade de seduzir e dominar quem ele quiser. Para conseguir, sequestra mulheres e tenta extrair seus odores, utilizando as técnicas que aprendeu com seu mestre na loja de perfumes em que trabalha.
O livro é lindo! Como fazer com que o leitor sinta cada cheiro como se estivesse ao lado de Grenouille? Descrição detalhada de tudo. Eu fiquei impressionada com os cheiros que pareciam estar à minha volta.
O filme homônimo, de 2006,  não é tão bom assim. Eu senti falta de muitas coisas importantes (que não vou falar aqui, não quero dar spoilers) e a cena final não chegou nem aos pés da descrita no livro. Existe um clímax, pouco antes do final, envolvendo uma orgia louca, que, para mim, foi a cena que mais se aproximou da originalmente escrita. Mas o filme me decepcionou. Recomendo, apesar de tudo. Talvez seja até melhor assistir ao filme antes de ler o livro, pois não vai haver decepção, como há no caminho contrário.

Assistam ao trailer do filme:



A outra referência de que me lembrei e que foi o que me levou a escrever esse texto, é o episódio 14 da 6ª temporada da série Criminal Minds. Para quem não conhece, o site "Vejo Séries" a descreve neste link. Nesse episódio específico, chamado Sense Memory, um homem assassina mulheres e as deixa embaladas em plástico em vários pontos de Los Angeles (assim como Grenouille as "embala"). Para deixá-las inconscientes, utiliza clorofórmio. Seu objetivo? Extrair o cheiro dessas mulheres para chegar a uma essência pura. E ele também sofria de “hiperosmia”, a tal disfunção que o leva a ter o olfato muito mais apurado que os seres humanos normais. Óbvio que foi referência, né?
Vejam o vídeo promocional do episódio:
Eu sou apaixonada pela série, então, recomendo demais! A quem nunca assistiu, já aviso para ser paciente, pois já estamos na 8ª temporada. Mas vale a pena.
Para terminar, outras referências (musicais) que não conheço, mas descobri na pesquisa:
  • A música Scentless Apprentice, do Nirvana, é inspirada n’O Perfume.
  • Herr Spiegelmann da banda portuguesa Moonspell é inspirada no livro e contém um excerto da história.
  • A canção Du riechst so gut da banda alemã Rammstein é inspirada na história, uma das favoritas do vocalista Till Lindemann.
  • Marilyn Manson disse que a história foi uma das inspirações para o nome de seu 2º disco, Smells Like Children.
  • A música Nearly Witches (Ever Since We Met) da banda Panic! At the Disco também foi influenciada pela obra.
Fontes:

Para comprar:

Espero que tenham gostado e se interessado pela história! É do jeitinho que eu gosto, com crime, suspense, mistério e ainda prende a gente de um jeito incrível! Prendeu a mim, pelo menos.

Um grande beijo!

2 comentários:

  1. Criminal Minds é incrível e me lembro do episódio haha
    Já ouvi falar do filme, com críticas não muito boas... mesmo com uma sinopse interessante!
    Sério, fiquei com vontade de ler, e espero que não demore tanto haha
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Assisti ao filme, mas não gostei muito, apesar de ficar com um pouco de pena do protagonista. Lembro também de ter ficado surpresa em ver a Rachel Hurd-Wood, a minha eterna Wendy de Peter Pan, como uma das vítimas do livro (levei um susto, pois não achava que atriz tivesse crescido tão rápido, rsrs).

    Por conta de não ter curtido tanto o filme, nem pensei em ler o livro. Mas depois da sua resenha fiquei curiosa! Vale a pena colocá-lo naquela listinha de livros para ler!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Se gostou ou não, o que importa é dizer o que pensa! Diga-nos o que achou!

]