Além dos livros: "A megera domada"


Uma coisa que não se pode negar sobre Shakespeare é que ele foi um gênio literário. Prova disso é que, mesmo após quase 400 anos de sua morte, suas obras continuam sendo lidas e adaptadas para o cinema e a televisão. Uma dessas é uma das minhas comédias prediletas: A megera domada.

Katherine é uma mulher que não aceita se submeter, e por isso é considerada uma verdadeira megera. Ela é a irmã mais velha de Bianca, uma jovem doce que sonha em se casar. O problema é que Bianca só pode se casar depois que sua irmã Katherine assumir suas próprias núpcias, o que só irá acontecer quando ela conseguir alguém capaz de “aturar” seu temperamento. Assim, os pretendentes de Bianca se juntam para achar alguém que possa realizar esse feito. Para isso, eles contam com Petrúquio, um nobre falido, que vê no dote da megera uma chance de se salvar. A partir daí, o que vemos são as típicas facetas shakespearianas, com personagens se fantasiando, vários desencontros e muito humor.


Só para a televisão brasileira foram três adaptações, sendo a mais famosa delas a novela O cravo e a rosa:

No cinema foram três adaptações. A de 1929 contou com direção de Sam Taylor e como casal principal Mary Pickford e Douglas Fairbanks (infelizmente, não conseguiu nenhum vídeo).  Vejam um trecho da versão com  Elizabeth Taylor e Richard Burton e direção de Franco Zefirelli, de 1967:


Comprar: Saraiva e Submarino.

A última versão foi o filme 10 coisas que eu odeio em você, que traz Heath Ledger e Joseph Gordon-Levitt:

Comprar: Saraiva e Submarino.

Espero que gostem da sugestão e deixem seus recados.

Um beijo, da Menina Leitora,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Se gostou ou não, o que importa é dizer o que pensa! Diga-nos o que achou!

]