Alice no país da cultura pop


Sempre quis escrever sobre as “As aventuras de Alice”, de quem sou fã e que, tenho certeza, não mudou somente minha infância, mas a de muita gente por aí. Mas o que poderia falar mais sobre essa garotinha um tanto curiosa e um tanto inocente que há 137 anos encanta multidões? Então decidi escrever esse post falando sobre os percursos da menina mais curiosa da literatura na nossa cultura. Afinal de contas, desde que Alice caiu na toca do coelho, em 1865, o mundo meio que deu uma mudada.

Edição comentada do clássico, da Editora ZaharCompre na Saraiva

Alice sempre foi uma menina que esteve um pouco à frente do seu tempo e que sempre gostou de passear por diferentes “mundos”. Talvez o que mais lhe agrade seja o mundo do cinema: com duas adaptações muito bem sucedidas,
diga-se de passagem, seus filmes têm uma fotografia impecável, para citar uma das qualidades.

Adaptação da obra Carroll pelo diretor Tim Burton, de 2010

Adaptação dos estúdios Disney, lançada em 1951


Muitos produtores, roteiristas e músicos já citaram, reproduziram e referenciaram a obra de Carroll em suas próprias obras. 
Em Matrix, de 1999, por exemplo, embora não apareça diretamente, a loira é citada constantemente, afinal de contas, Neo segue o Coelho Branco, tem que escolher entre duas pílulas e vai parar em um outro mundo.

Neo deve escolher apenas uma, entre as pílulas azul e vermelha
Até o Homem-morcego é fã da pequena Alice, prova disso é que um dos vilões dele é ninguém mais, ninguém menos que o Chapeleiro Louco.


Isso sem contar que nada me tira da cabeça que o gato risonho que aparece como logomarca da empresa onde Selina Kyle (vulga Mulher-gato) trabalha no filme Batman: o retorno, de 1991, é o gato de Cheshire:


Na música, Alice também dá o ar da graça:
Aerosmith e seu “Raio de Sol” http://www.youtube.com/watch?v=aXiDErxx-1s
Gwen Stefani, com clip lindinho e música chiclete: http://www.youtube.com/watch?v=f5qICl3Fr3w
Avril Lavigne e a música tema do filme de 2010: http://www.youtube.com/watch?v=G_ClxzAhvu4

Alice também já contribuiu para o mundo dos videogames, mas em uma versão bem mais sangrenta, em Alice: madness returns.



Nos seriados, não podia ser diferente. Em Once Upon a Time, temos o Chapeleiro Maluco (que não poderia deixar de aparecer) e, em Lost, alguns episódios como "Through the Looking Glass" e "White Rabbit" são claras referências às obras.

Sebastian Stan como o Chapeleiro Maluco de Once Upon a Time
Bom, essa foi só uma parte da vasta coleção de referências feitas em outros meios, que não a literatura, à obra de Lewis Carroll. Esse é um assunto que sempre será discutido e tratado por quem gosta de Alice e de Literatura Comparada.

Mas e você? Lembra alguma outra participação megaespecial da Alice? Deixe nos comentários suas opiniões e lembranças.

Um beijo, 

da Menina Leitora, Karina Mitalle.

Um comentário:

Deixe sua opinião! Se gostou ou não, o que importa é dizer o que pensa! Diga-nos o que achou!

]