Resenha: "Ciranda de Pedra", de Lygia Fagundes Telles

Para comprar: Saraiva



Publicado em 1954, Ciranda de Pedra foi usado duas vezes como base para telenovelas homônimas da Rede Globo, a primeira de 1981 e a segunda de 2008. O romance pode ser divido em duas partes: na primeira, a infância de Virgínia, a protagonista; e, na segunda, sua fase adulta. 

Virgínia é uma menina que vive em uma casa sem muito conforto com sua mãe, Laura, (que intercala grandes períodos de insanidade com raros momentos de lucidez), seu suposto tio e médico da sua mãe, Daniel e a empregada, Luciana (que é apaixonada por ele). E, nos fins de semana, visita as irmãs, Otávia e Bruna, na casa de seu pai, Natércio, onde convivem com Letícia, Afonso e Conrado (sua paixão), vizinhos e coleguinhas das irmãs. Embora todos lhe deem pouca atenção, Virgínia sempre os enxerga como verdadeiras princesas e príncipes e, em seu pai, um homem que, por causa da mãe, não sabe demonstrar seu verdadeiro afeto por ela. É lá que ela se depara com uma fonte de anões, que imóvel, nunca a permite entrar e fazer parte do grupo, assim como todos os que ela conhece. 

Quando Laura piora, Virgínia vai morar com as irmãs até receber a notícia da morte dela e do suicídio do médico, seu verdadeiro pai. Em um misto de vergonha e culpa, além da rejeição por todos da casa, ela pede para Natércio interná-la em um colégio de freiras. 

Nessa parte, temos um salto na história e nos deparamos com Virgínia saindo do colégio como uma mulher formada e que, depois de muito tempo, volta a ser confrontada pelo seu passado. Ela volta a se deparar com Natércio que, já velho, recebe pouco afeto das filhas; então, passa a entender o motivo de sua mãe tê-lo largado por Daniel. Revê Bruna, ainda mais moralista, casada com Afonso, que a trai. Otávia, completamente alienada, virou pintora e tem vários casos amorosos. Letícia, uma tenista de sucesso, se relaciona somente com mulheres. E Conrado, que vive isolado, com vários problemas sexuais. Convidada a fazer parte da Ciranda da qual fora deixada de fora quando era criança, ela percebe que todos, no fundo, a invejavam e a temiam e isso a torna uma mulher cada vez mais forte, independente e segura. Uma mulher que, graças ao tempo, venceu seus fantasmas e se libertou do seu passado.


Título: Ciranda de Pedra
Autor: Lygia Fagundes Telles
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 228

Um beijo, da Menina Leitora,

Um comentário:

  1. Amo esse livro, jé tem um tempo que li e chamo de Literatura Brasileira de qualidade, a Lygia é ótimas escritora e ela e o Pedro Bandeira são emus favorito. Dão uma passada no meu blog:
    blogjulietanoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Se gostou ou não, o que importa é dizer o que pensa! Diga-nos o que achou!

]