Como ler um texto literário?

Gente, dando uma pesquisada por aí por notícias do mundo literário, achei essa interessante matéria da Universia, dando dicas pra quem quer ler e analisar obras clássicas. Leiam e digam o que acham:



"Como ler um texto literário: 1. Não se irrite com facilidade
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

Como ler um texto literário: 2. Escolha a melhor edição
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

Como ler um texto literário: 3. Não interrompa a leitura para buscar palavras no dicionário
Apenas faça isso se a palavra em questão apareça muitas vezes na obra, ou se não conhecer o seu significado impede você de entender o texto.

Como ler um texto literário: 4. Faça anotações
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

Como ler um texto literário: 5. Identifique os temas
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

Veja as outras 5 dicas clicando em "Continue apreciando..."


Como ler um texto literário: 6. Analise os personagens e o narrador
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.
  
Como ler um texto literário: 7. Preste atenção em como a história é narrada
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

Como ler um texto literário: 8. Preste atenção ao estilo de linguagem
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

Como ler um texto literário: 9. Considere o contexto histórico
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

Como ler um texto literário: 10. Compare o texto com outros do mesmo autor
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário."

E aí? Acharam útil? Eu gostei bastante, porque tenho certa dificuldade em engrenar leituras de clássicos. E essas dicas são boas pra quem vai ler qualquer tipo de literatura também, né? E, principalmente, pra quem vai fazer análise de algum texto, uma resenha, por exemplo, como fazemos aqui. Vou favoritar esse post pra consultar de vez em quando! Favorite também!

Um beijo, 
da Menina Leitora, Thaís Mannoni




3 comentários:

  1. Fernanda19.1.13

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21.1.13

    Hey moça, tudo bem?

    Adorei a postagem e confesso que faço muitas dessas coisas já, mas algumas eu nem sabia que era pra fazer quando se faz uma análise O_O. Hahaha Eu sempre paro a leitura para procurar algo no dicionário, agora vou juntar 2 em 1 e vou anotar a palavra junto com as demais anotações e depois olho o que significa. Eu sempre busco comparar os textos do mesmo autor, mas fica difícil quando as editoras aqui no Brasil só publicam os livros de maior sucesso em alguns casos. Eu por exemplo, vou ter que comprar as edições em espanhol do autor Juan Villoro pq aqui só tem um lançado. ¬¬

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Matheus, em alguns casos temos que apelar pra originais. Mas, em relação aos clássicos da Lit. Brasileira, o que não faltam são edições e obras diversas de muitos autores. Aí a dica das comparações fica mais fácil de ser cumprida, né?

      Brigada pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir

Deixe sua opinião! Se gostou ou não, o que importa é dizer o que pensa! Diga-nos o que achou!

]