Morte Súbita


Lançado no Brasil em dezembro de 2012, Morte súbita (The Casual Vacancy) é o novo livro da escritora britânica J.K Rowling. Após um hiato de quatro anos, a famosa autora de Harry Potter deixa a fantasia de lado e parte para o seu primeiro livro com conteúdo destinado para o público adulto.



A trama é ambientada em Pagford, que é um distrito subordinado ao município deYarvil. Após a morte súbita de Barry Fairbrother, o principal conselheiro distrital do vilarejo, os moradores locais começam uma acirrada disputa política para ver quem será o novo ocupante do cargo. Como já era de se esperar, há muito mais em jogo do que apenas uma vaga no conselho distrital. O vencedor das eleições deverá decidir se Pagford continuará submetida à administração de Yarvil ou se o desejo dos moradores mais conservadores será atendido e o vilarejo finalmente será elevado a categoria de município.



A história não possui um protagonista. Em cada momento, um (entre os inúmeros) personagens é destaque na narrativa. Particularmente eu gosto de livros com esta estrutura,
uma vez que você consegue enxergar os mesmos acontecimentos sob mais de um ponto de vista. Os personagens adolescentes são os mais bem explorados na trama (certamente devido à experiência da autora em retratar essa faixa etária). O cotidiano dos jovens é regado por uso de drogas, sexo, bullying e conflitos familiares. De todas as pessoas envolvidas na história, o principal destaque é Krystal Weedon, a adolescente problemática odiada por quase todos de Pagford, e garota dos olhos do falecido Fairbrother. Quais segredos a jovem carrega?
Sendo sincera com vocês, demorei a me acostumar ao texto, somente engrenei na leitura muitas páginas após o início do livro.  A publicação é divida em sete partes, totalizando 512 páginas. Achei as duas primeiras partes um pouco maçantes. Nelas os vários personagens são apresentados e alguns trechos chegam até despertar o interesse pela história, logo deixado de lado com as descrições arrastadas sobre o cotidiano dos moradores do distrito.

Na terceira parte a trama torna-se mais interessante. A sensação que tive era que as 200 páginas anteriores poderiam ter sido resumidas de forma que a leitura ficasse menos cansativa. Mas se você conseguir chegar até essa parte do livro saiba que seu esforço será recompensado e se continuar acompanhando a história, a leitura passa a valer a pena, uma vez que segredos íntimos dos personagens são revelados para toda a comunidade local, acompanhados de intrigas, um jogo de interesses e vingança pessoal.

Quem estiver curioso, é possível conferir um trechinho do livro aqui.

Para comprar o livro, aqui vão duas opções de lojas virtuais:


Um abraço da menina leitora,
Patrícia

2 comentários:

  1. Vc pagou 49,90, Paty???? o.O

    Esse livro não me chamou muito a atenção! =S

    Ótima resenha.

    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Pollyanna7.1.13

    Bom saber demora pra engrenar na leitura, já vou começar a ler preparada! Mais um livro pra lista. Este preciso ler.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Se gostou ou não, o que importa é dizer o que pensa! Diga-nos o que achou!

]