Por entre os labirintos do vento de Marina Colasanti

Uma das minhas escritoras prediletas é a ítalo-brasileira Marina Colasanti. Gosto tanto do trabalho de Marina que dediquei quase um ano estudando sua obra dedicada aos contos de fadas e tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente no ano passado (um doce de pessoa! *o*). E como o clima de contos de fadas anda no ar aqui no blog, o meu post de hoje será dedicado a falar um pouco sobre o trabalho desta escritora.

Marina Colasanti nasceu na Eritréia e radicou-se no Brasil com o término da Segunda Guerra Mundial. Além de escritora, é também jornalista, artista plástica, tradutora entre outras coisas. Até o momento, possui mais de quarenta livros publicados no Brasil e no exterior. Alguns dos prêmios recebidos por Marina Colasanti foram: Grande Prêmio de Crítica, da Associação Paulista de Críticos de Artes, na categoria Literatura Infantil (1979); Concurso Latinoamericano de Cuentos para Niños, FUNCE/INICEF (1994); Prêmio Jabuti categoria Melhor Livro Infantil ou Juvenil (1993, 1994, 2011); Prêmio Jabuti categoria Poesia (1994, 2009); Prêmio Portugal Telecom de Literatura (2011).

Embora tenha escrito poesias, crônicas, romances e memórias, o que mais me atrai na obra de Marina Colasanti são seus contos de fadas. Essas histórias podem ser consideradas como contos de fadas contemporâneos, uma vez que a escritora recorre a elementos que fazem parte do imaginário comum deste gênero – como seres e acontecimentos fantásticos, palácios, reis, rainhas, princesas, entre outros – manejando-os por meio de palavras com enorme capacidade de exercitar a imaginação de seus leitores.

Gostaria de indicar a leitura de dois livros que retratam o mundo fantástico criado por Marina Colasanti: Doze reis e a moça no labirinto do vento e Entre a espada e a rosa. Os dois livros possuem histórias narradas com uma enorme sensibilidade, criando um universo mágico através do resgate dos contos de fadas, capazes de exercitar a imaginação dos leitores. Marina vai muito além dos mitos criados em torno dos contos de fadas, a escritora utiliza sua narrativa para a transmissão de valores e retrata de forma única toda a sutileza e grandeza da alma feminina.

Ainda que seus contos possuam uma atmosfera semelhante aos contos de fadas mais conhecidos (“Branca de Neve”, “Rapunzel”, “A Bela Adormecida” etc.), eles não apresentam os tradicionais clichês de “era uma vez” e “viveram felizes para sempre”. Uma leitura mais atenciosa evidencia que os contos de Colasanti estão inseridos no contexto de nossa sociedade, trazendo à tona comportamentos e estereótipos comuns na atualidade.

Para quem se interessou, neste link é possível ler o conto “A moça tecelã”, que faz parte do livro Doze reis e a moça no labirinto do vento. Espero que vocês gostem! 


Doze reis e a moça no labirinto do vento
Autor: Marina Colasanti
Editora: Global Editora
Número de páginas: 96
Ano: 2006
Links para compra: Livraria CulturaSubmarino

Entre a espada e a rosa
Autor: Marina Colasanti
Editora: Melhoramentos
Número de páginas: 65
Ano: 2009
Links para compra: Livraria SaraivaSubmarino

Um beijo  da  menina leitora,

3 comentários:

  1. Adorei as dicas, estão na minha lista de próximas leituras. Eu já ouvi falar muito bem da autora, mas confesso que nunca li nenhum dela. Vejo que estou perdendo muito, né? rs
    Ótimo post, mil beijos.

    stefhanief.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Marquei seu blog em uma tag conferi lá?
    http://meu--mundo--adolescente.blogspot.com.br/2013/02/finalmente-tag-conhecendo-o-blog.html

    ResponderExcluir
  3. Ela tem uma sutileza na escrita que me fascina, se fosse para escrever um livro infantil gostaia de ter essa sutileza, outro autor que também percebo isso é o Fabio Yabu

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Se gostou ou não, o que importa é dizer o que pensa! Diga-nos o que achou!

]